segunda-feira, 18 de abril de 2011

Por que empreendedores com excesso de perfeccionismo não atigem o sucesso?


Você já notou que softwares como Windows têm versões? Lembra do windows vista que rapidamente saiu do mercado? Isso quer dizer que a Microsoft continua aperfeiçoando seu primeiro produto e querendo que você continue comprando as versões melhoradas. Em outras palavras, o primeiro produto da Microsoft não era perfeito, mas mesmo assim foi colocado à venda, ainda que com falhas e bugs.

Muita gente não consegue entrar no mercado porque está sempre aperfeiçoando seu produto. Os empreendedores que sempre estão pesquisando, desenvolvendo ou aperfeiçoando seu produto ou elaborando o plano de negócios perfeitos, nuncam entram no mercado, isto é, o excesso de perfeccionismo atrabalha no processo de crescimento da empresa.

Tudo que valha a pena pode começar imperfeita. Herry Ford dizia: " Agradeço a Deus pelos meus clientes. Eles compraram meus produtos antes que estes estejam perfeitos". Em outras palavras, os empreendedores "dão partida"e vão em frente, aperfeiçoando a si mesmos, seus negócios e seus produtos. Muita gente não sai do lugar até que tudo fique perfeito. E é por isso que muita gente nunca chaga a começar.

Saber como lançar um produto no mercado é tanto uma arte como uma ciência. Você talvez não queira esperar que o produto fique perfeito porque pode ser que nunca esteja. O produto tem que ser apenas "suficientemente bom"; tem que funcionar o bastante para ser aceito no mercado. No entanto, se o produto tiver falhas que não funcione direito para as finalidades às quais se destina, não atender às expectativas do mercado ou mesmo chegar a apresentar problemas, será muito difícil reconquistar credibilidade e boa reputação.

Uma das qualidades de um empreendedor bem-sucedido é capacidade de avaiar as expectativas do mercado e saber quando parar com o desenvolvimento e comercar a comercializar o produto. Se o produto for lançado prematuramente, o empreendedor poderá simplesmente aperfeiçoá-lo e fazer o que for necessário para conservar a boa contade do consumidor. Por outro lado, a demora no lançamento pode significar a perda irrecuperável do momento ideal, uma janela de oportunidade perdida.

Quem trabalhou com as primeiras versão do Windows ainda se lembra de como era frequentemente o computador "travar". Era tão cheio de bugs que deveria ser acompanhado com um inseticida.kkkkk....

Qualquer automóvel que enguiçasse tanto quanto o Windows teria sido rejeitado pelo mercado. Na verdade, esse automóvel ganharia a fama de ser um "merda" e o fabricante seria obrigado a tirá-lo do mercado. o Windows, entretanto, teve um sucesso fenomenal apesar dos bugs. Por que isso aconteceu? Bem o Windows atendeu a uma necessidade existente no mercado e não deixou totalmente de corresponder às expectativas. A Microsoft percebeu a janela de oportunidade e lançou o produto.

Quem utiliza a atual versão do Windows 7 sabe que, se a Microsoft tivesse esperado até que o produto ficasse perfeito, o Windows ainda não estaria no mercado.

Portanto, fica a dica: lance o seu produto e não perca a janela de oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário