quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Incubadora de Empresas: uma solução viável para startups e projetos inovadores!

Uma incubadora de empresas é um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas (industriais, de prestação de serviços, de base tecnológica ou de manufaturas leves), oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor. A incubadora também facilita e agiliza o processo de inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas.

Em geral, dispõe de um espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente micro e pequenas empresas e oferece uma série de serviços, tais como cursos de capacitação gerencial, assessorias, consultorias, orientação na elaboração de projetos a instituições de fomento, serviços administrativos, acesso a informações etc.

Se você é um pessoa inovadora, com vários Planos de Negócios engavetados, por falta de investimento, inserir sua empresa em uma Incubadora pode abrir caminhos e solidificar suas ideias, amadurecer seu produto ou serviço inovador e impulsionar seu negócio, para que, num futuro próximo, ele possa caminhar sozinho. É uma ótima oportunidade para aprofundar os conhecimentos científicos, técnicos e operacionais sobre sua ideia, poder construí-la e testá-la em uma menor proporção, sem lancá-la as cegas no mercado.

Como citei no início do post, não é preciso possuir um empresa constituída formalmente para ser aceito em projetos de Incubação, empresas que estão em processo de criação também podem participar e são fortes candidatas.

Para ter sua empresa incluída numa Incubadora, é preciso redigir um ótimo projeto, que demonstre a capacidade de inovação do seu negócio e sua viabilidade financeira, se você tem perfil empreendedor e suas qualificações; também é preciso dispor de tempo e algum dinheiro para iniciar as atividades. Neste ponto, vale ressaltar que muitos empreendedores optam pelas Incubadoras, como forma de validar seus produtos e/ou serviços, tendo em vista que a assessoria recebida em aspectos tecnológicos e operacionais reduz imensamente os custos gerais necessários à implantação de uma empresa.

Geralmente as Incubadoras de Empresas pertencem a Entidades que fomentam o conhecimento, como Universidades, Ongs, Outras Organizações do Terceiro Setor; Empresas Públicas... É preciso estar atento aos Editais de Chamada para a Seleção de Empresas para Incubação.

Fonte: http://www.administradores.com.br e http://www.sebrae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário