sábado, 25 de junho de 2011

Inovação ou novidade como estratégia?

Diferença entre inovação e novidade?

Você já parou para pensar na imensa distância financeira entre estas duas palavrinhas para a economia de uma empresa? A definição destas palavras pelo dicionário Houaiss são quase que sinônimas, mas veremos que no âmbito financeiro elas são muito diferentes.

Clemente Nóbrega, colunista da revista Época Negócios, afirma que inovação é "tudo que gera dinheiro fora do molde usual" e que "se não gera é apenas novidade". A inovação é a originalidade de produtos, processos de produção e venda ou novos modelos de negócio, sendo assim, a inovação sugere quebrar vários paradigmas podendo gerar uma nova fonte de lucro e metas e também controlar e solucionar problemas. Muitas empresas conseguem reverter um mau andamento das finanças com idéias inovadoras como também, algumas dependem das inovações para dar continuidade à sua existência.

Algumas empresas desenvolvem projetos como um banco de idéias e sugestões para colher e ‘peneirar’ toda e qualquer idéia ou sugestão para a empresa, podendo oferecer até prêmios em dinheiro para os funcionários mais criativos e inovadores. Projetos como este são extremamente felizes, pois podem descobrir talentos ocultos dentro da empresa como também uma simples idéia pode gerar milhões em lucro ou economia.

Os investimentos em inovações são sem dúvidas essenciais para promoção da imagem de uma empresa além da atualização no mercado. Uma empresa que não se atualiza e não inova costuma produzir sempre o mesmo do mesmo jeito, desta forma não expande o público alvo e torna-se banalizada e ultrapassada. Note que as empresas estão sempre inovando e lançando produtos no mercado.

A inovação quando bem sucedida costuma fazer seu próprio marketing e gerar bons frutos quase que automaticamente.

"A primeira coisa a fazer num projeto de inovação é descobrir onde colocar o foco para gerar dinheiro novo no modelo de negócio que sua empresa" adota Clemente Nóbrega.

A inovação deve suprir a necessidade e evoluir aquilo que é comum.

Portanto caro leitor, dedique-se a inovar e ao empreendedorismo e não tenha medo de arriscar, pois sem arriscar, tudo que você possa vir a criar será apenas novidade...

Capacidade de Inovar e diferenciar

Para podermos inovar e/ou diferenciar, temos de possuir capacidade criativa e/ou capacidade tecnológica. O contrário é fazer aquilo que muitas economias se limitam a fazer: imitar ou reproduzir o que outros criaram.

A capacidade criativa e a capacidade tecnológica não surgem de forma espontânea ou fácil nas empresas. Para a primeira, é necessário ter o conhecimento e as competências necessárias e potenciadoras de um ambiente de criatividade. A criação de novas soluções para problemas existentes não surge de meros actos ou acções casuísticas, mas sim de processos de pesquisa e de experimentação complexos e longos que exigem profundos conhecimentos e competências em campos específicos. Assim, o investimento nos conhecimentos e competências internas é fundamental para criar as condições necessárias à criatividade e à inovação. A diferenciação refere-se à comunicação, publicidade, capacidade de inovação, marketing, vendas e serviços pós-venda, inteligência e conhecimentos.

Quanto mais produtos e serviços diferenciados você desenvolve, melhor você poderá servir as crescentes necessidades de seus clientes e trazer inovação ao seu negócio.

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