terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: Ciência e Tecnologia!

6 de janeiro de 2011

O ano dos fanáticos por tecnologia começou, como sempre, com a Consumer Eletronics Show, em Las Vegas, onde empresas mostram os seus brinquedos tecnológicos que vão chegar ao mercado ao decorrer do ano. Neste ano, a tecnologia 3D, como estes óculos Sony Future 3D acima, e tablets, como o Motorola Xoom, foram os destaques do evento.

26 de fevereiro de 2011

A Nintendo lançou o seu mais novo console portátil, o 3DS. Apesar de ser aclamado pela crítica por sua tela 3D (sem a necessidade de óculos) e o entusiasmo dos fãs da Nintendo, uma linha de jogos fraca resultou em vendas baixas para a Grande N.

2 de março de 2011

A Apple lança o sucessor do popular tablet iPad, em uma versão mais fina, mais leve e mais poderosa. O iPad 2 foi mostrado pelo então CEO da empresa Steve Jobs, apesar de seu estado de saúde debilitado. Enquanto alguns criticaram o aparelho por ter poucas melhorias em comparação com o seu antecessor, ele ainda foi um sucesso entre os fãs da Apple, com longas filas do lado de fora das lojas que venderam o aparelho em seu lançamento.

20 de abril de 2011

A Sony foi forçada a derrubar a PlayStation Network após descobrir que hackers haviam invadido a rede. Seis dias depois, a Sony confirmou que hackers poderiam ter tido acesso a informações confidenciais de mais de 70 milhões de usuários, incluindo, possivelmente, os detalhes dos cartões de crédito destas pessoas. A PlayStation Network só voltou a funcionar normalmente no final de maio, e executivos da Sony foram forçados a fazer diversos pedidos públicos de desculpa, como este visto acima. Uma série de ataques, aparentemente não relacionados, a outras redes de games continuou a ocorrer meses depois do incidente.

10 de maio de 2011

Em uma jogada surpreendente, a Microsoft anunciou a aquisição da empresa de telefonia online Skype pela quantia gigantesca de 8.5 bilhões de dólares.

7 de junho de 2011

A Nintendo revelou o Wii U, o sucessor do popular console Wii, em sua conferência na E3. Com um controle que se assemelha a um tablet, usando uma tela de toques para interação ou ter a possibilidade de jogar sem uma TV, a Nintendo fez deste novo console uma tentativa de resgatar os gamers mais 'hardcore', que migraram para as plataformas PlayStation e Xbox, visto que o Wii foi um console claramente dedicado para o entretenimento em família.

28 de junho de 2011

O Google lançou sua nova rede social para concorrer diretamente com o Facebook. No início, o site era acessível apenas para convidados. Com o recurso de criar vários grupos de amigos, o Google tenta se diferenciar do Facebook. Até novembro de 2011, o Google+ reunia cerca de 50 milhões de usuários, contra cerca de 800 milhões no Facebook.

20 de julho de 2011

O novo sistema Mac OS Lion trouxe conceitos do iPad para notebooks e PCs. A grande novidade da nova versão do sistema operacional é a implantação das funções multitoque e os aplicativos de tela inteira como o iPhoto, iMovie e o navegador Safari.

21 de julho de 2011

O STS-35, o último voo do ônibus espacial Atlantis e a última missão do programa de ônibus espaciais, pousou no Centro Espacial Kennedy, na Florida, encerrando uma trajetória de viagens ao espaço de 30 anos.

24 de agosto de 2011

Steve Jobs deixou o seu cargo de CEO da Apple em razão de seu estado de saúde cada vez mais debilitado, dizendo em sua carta de demissão: 'Eu sempre disse que se em algum ponto eu não pudesse mais cumprir as minhas obrigações e expectativas como CEO da Apple, eu seria o primeiro a falar. Infelizmente, este dia chegou'. Depois de 14 anos, tempo que marca a sua volta para a empresa que ele mesmo fundou e tinha sido expulso, ele transformou a Apple de uma empresa que só perdia dinheiro e estava à beira do colapso para a companhia mais valiosa dos Estados Unidos. Ele morreu seis semanas após este anúncio.

22 de setembro de 2011

Pesquisadores do laboratório Gran Sasso, na Itália, e do CERN, em Genebra, revelaram que eles podem ter descoberto partículas que viajam mais rápido do que a luz, uma descoberta que poderia reescrever totalmente nosso conhecimento sobre física, já que, até o momento, todos acreditavam que nada poderia ser mais rápido do que a luz. O experimento viu neutrinos sendo atirados do CERN em direção ao Gran Sasso, onde foi detectado que eles chegaram a uma velocidade de seis bilionésimos de segundo mais rápida que a velocidade da luz. Entretanto, as descobertas ainda são incertas e os cientistas estão fazendo mais testes para confirmar o resultado.

5 de outubro de 2011

O Xbox 360, popular console da Microsoft, começou a ser fabricado no Brasil e foi lançado à venda nas melhores lojas do varejo por um preço novo e muito atrativo. Para celebrar esse passo no mercado brasileiro, a empresa organizou um evento na cidade de São Paulo para mostrar as novidades do console. Até Ronaldo, o fenômeno, esteve presente na festa de lançamento.

5 de outubro de 2011

A temporada dos prêmios Nobel correu bem. No anúncio dos laureados em medicina Bruce A. Beutler, Jules A. Hoffmann e Ralph M. Steinman (que morreu 3 dias antes da premiação) por seus estudos em imunologia. Em Física, ganharam três americanos: Saul Perlmutter, Brian Schmidt, e Adam Riess, pela descoberta da aceleração da expansão do universo. Em Química, o israelense Daniel Shechtman foi o vencedor, pela sua descoberta dos quase-cristais.

14 de outubro de 2011

A Apple lançou a mais nova versão do iPhone, o 4S, apenas nove dias depois da morte do fundador da companhia, Steve Jobs. Enquanto o iPhone 4S não representa nada de muito inovador se comparado com o seu antecessor, o iPhone 4, ele é mais poderoso e o assistente pessoal controlado por voz 'Siri' provou ser um enorme sucesso entre os fãs, atingindo 4 milhões de vendas em seu primeiro fim de semana nas lojas.

20 de outubro de 2011

A última versão do Windows Phone chegou ao Brasil. No dia 20 de outubro, foi anunciado o lançamento do HTC Ultimate, o primeiro smartphone a carregar o sistema operacional 'Mango', apelido dado para o Windows Phone 7.5.

26 de novembro de 2011

A agência espacial americana (Nasa) lançou com sucesso o jipe robô Curiosity rumo a Marte. Ao custo de US$ 2,5 bilhões, o Curiosity é o veículo mais avançado já projetado para explorar outro planeta. A nave agora faz uma viagem de oito meses e meio até o planeta, onde deve pousar entre 10h e 10h30 de 5 de agosto de 2012. O robô vai passar dois anos em Marte, procurando sinais de que há (ou houve) condições para abrigar formas de vida no planeta.

Fonte:http://noticias.br.msn.com/fim-de-ano-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário