segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Empresas nascentes se apresentam no 11º Seed Forum FINEP!

Empreendedores inovadores têm a chance de ficar frente a frente com os maiores investidores de capital semente do país - tanto instituições, como pessoas físicas (anjos). Durante o 11º Seed Forum Finep (fórum de capital semente), 16 empresas fluminenses de base tecnológica terão a oportunidade de apresentar negócios promissores e fechar parcerias para obtenção de capital. O evento acontece dia 21 de outubro de 2011, na Bolsa do Rio, e as informações sobre as inscrições podem ser obtidas no telefone (21) 2555-0847 ou por intermédio do e-mail forum@finep.gov.br.

Desde 2000, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), via Inovar, já realizou 34 fóruns, tendo capacitado e apresentado para os investidores cerca de 300 empresas. Aproximadamente 20% desses empreendimentos foram investidos após os fóruns.

No dia 27 de setembro, um workshop apresentou para cerca de 50 investidores anjos os benefícios do Seed Forum e do investimento em negócios nascentes. O objetivo era fornecer um conjunto mínimo de conhecimentos e ferramentas necessárias para a prospecção, valoração, negociação e legalização de investimentos em startups inovadoras.

Esta nova ação faz parte agora do processo de elaboração dos fóruns. O papel da Finep é o de atrair os investidores anjos, um capital ainda pouco mobilizado, para investimentos em empresas nascentes que se diferenciam pela inovação.

Temas como estratégia de negociação, acompanhamento e governança de empresas, aspectos jurídicos de operações de investimento, além de apresentações de casos de sucesso, estiveram na pauta. Foram ouvidos diversos especialistas do mercado de venture capital.

INVESTIMENTO ANJO

Até pouco tempo desconhecido no Brasil, o conceito de investimento anjo vem conquistando espaço nos negócios realizados por aqui. Geralmente, está relacionado a profissionais com ampla experiência de mercado ou empreendedores que já venderam suas empresas e estão em busca de novas oportunidades de investimento.

Atuando sozinhos ou unidos a outros anjos nas chamadas associações ou redes de anjos, buscam participação em projetos com alto potencial de valorização e retorno, mas que, devido ao estágio de desenvolvimento das empresas, também apresentam riscos consideráveis.

Nos Estados Unidos, este tipo de investimento é muito comum e representa uma das principais fontes de financiamento para firmas nascentes inovadoras. Em 2010, os anjos norte-americanos aplicaram US$ 20 bilhões em cerca de 62 mil empresas inovadoras. A gigante Google, por exemplo, teve sua gênese condicionada à "bênção" de alguns anjos.

SELEÇÃO DO SEED FORUM


Para o Seed Forum, são selecionados empreendimentos em estágio pré-operacional ou operacional com faturamento de até R$ 16 milhões/ano. Após o período de inscrição, acontece a pré-seleção dos projetos, realizada por uma equipe especializada da Finep.

A partir daí, os empreendimentos pré-qualificados são convidados a se apresentarem à banca de seleção do evento, composta por analistas da Financiadora, consultores de mercado e investidores. Este time de especialistas define quais empreendimentos efetivamente participarão do Seed Forum.

Os selecionados, então, seguem para um período de dois meses de treinamento promovido pela Finep e seus parceiros, no qual são abordadas questões tecnológicas, mercadológicas e financeiras, além do aperfeiçoamento das apresentações aos investidores.

O 11º Seed Forum Finep será realizado em parceria com o Instituto Educacional BM&FBovespa, a Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Redetec), a Rede de Incubadoras, Parques Tecnológicos e Pólos do Rio de Janeiro (ReINC) e a Gávea Angels, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) / Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin).

Fonte: www.finep.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário