quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

MINISTRO MARCO ANTONIO RAUPP - CONFIRMA PRESENÇA NA XIII CONFERÊNCIA ANPEI

Convite foi feito por Carlos Calmanovici e Guilherme Marco de Lima, presidente e vice-presidente da Associação, respectivamente.

O presidente da Anpei, Carlos Calmanovici, acompanhado pelo vice-presidente e responsável pela XIII Conferência Anpei, Guilherme Marco de Lima, convidaram oficialmente o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, para participar da abertura do evento, que se realizará entre os dias 3 e 5 de junho em Vitória, capital do Espírito Santo. O convite foi feito durante reunião realizada no dia 1º de fevereiro no escritório de representação do MCTI em São Paulo.

"A Conferência Anpei se consolidou como um espaço importante de discussão sobre inovação no País e, nesse sentido, sua presença na abertura do evento, e também a participação das unidades do Ministério ao longo da Conferência, são essenciais", afirmou Calmanovici, ao fazer o convite ao ministro.

"Estarei lá, já dentro de uma nova conjuntura, pois em breve o governo federal vai anunciar um grande programa integrado de instrumentos e com grande volume de recursos para inovação", respondeu o titular do MCTI, agradecendo o convite. "Estamos preparando esse programa, que vai ser surpreendente. Neste momento, estamos apenas fechando os detalhes com a presidente Dilma Rousseff e o Ministério da Fazenda", completou.

Calmanovici e Lima destacaram que mais de 50% do público participante da Conferência Anpei são pesquisadores e gestores de pesquisa, desenvolvimento e inovação das empresas. Também comentaram sobre a apresentação dos cases de sucesso em inovação nas sessões plenárias e paralelas. "Na academia, é comum termos eventos em que os pesquisadores apresentam os resultados de seus projetos de pesquisa. Então, nas últimas edições da Conferência, abrimos espaço para apresentação de cases de inovação, para proporcionar a troca de informações, promover a capacitação das empresas e o aprendizado coletivo, disseminando as boas práticas em inovação", explicou Calmanovici.

Durante o encontro entre o ministro e os dirigentes da Anpei, Raupp comentou, em linhas gerais, o que será o novo pacote de medidas para incentivar a inovação no País. "Um grande programa será lançado pela presidente Dilma, prevendo a integração dos diversos instrumentos, como crédito, subvenção e apoio para a interação entre instituições científicas e tecnológicas e empresas, e mais recursos para incentivar a inovação. Vai surpreender", adiantou o ministro.

Raupp explicou que o novo programa vai integrar, de forma definitiva, a política de ciência, tecnologia e inovação às políticas industrial e de desenvolvimento do País. "Não é um programa do MCTI, mas do governo como um todo, que vai conectar ações de diversos ministérios". Segundo ele, o programa traduzirá uma nova postura por parte do governo frente a inovação. "Vamos fazer parcerias não apenas com fundações de amparo à pesquisa, mas também com órgãos como os bancos de desenvolvimento regionais; algo que aumentará a nossa capilaridade", acrescentou.

"A Anpei apoia esse tipo de iniciativa. Sabemos que quando o governo age no sentido de incentivar as empresas, elas correspondem a essas políticas", disse Calmanovici. Ele lembrou que a Finep tem agido de forma mais proativa e que as empresas responderam de forma imediata a isso, inscrevendo mais projetos nas linhas reembolsáveis e não reembolsáveis. "Estamos sentindo uma grande demanda das empresas pelo aumento de sua competitividade, fazendo uso da inovação para atingir esse objetivo", concluiu Calmanovici.

Fonte: ANPEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário