quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Porto Digital: Novos prédios, economia criativa e 20 mil pessoas trabalhando no polo!

O Porto Digital fez seu primeiro debate público sobre a expansão para uma área do bairro de Santo Amaro próximo à Rua da Aurora, e sobre sua nova atuação na área de economia criativa. O presidente do Porto Digital, Francisco Saboya explicou que espera ter 20 mil pessoas trabalhando no polo. Um imóvel localizado na Rua do Lima foi comprado para abrigar um novo projeto imobiliário, que contará com uma incubadora de empresas.

Agora, o Porto terá empresa voltadas para economia criativa, nas áreas de fotografia, publicidade e propaganda, audiovisual, design e jogos digitais. Segundo a lei municipal 17.726/2011, todos os empreendimentos desta região do Porto também terão incentivos fiscais com o abatimento de Imposto Sobre Serviços (ISS). “O momento é propício para a inovação, pois temos um ativo importante no Estado que é nossa criatividade”, disse Saboya. “A Economia Criativa movimenta 600 bilhões de dólares no mundo e seria burrice ficar de fora disso”, completou. O Porto desenvolve atualmente 38 projetos que movimentarão R$ 74 milhões.

A vinda para Santo Amaro também está inserida dentro da ideia original de revitalização de áreas históricas decadentes do Recife. A reforma no imóvel da Rua do Lima começa já em fevereiro e deve ficar pronta em até cinco meses. O lugar terá uma arquitetura arrojada, conforme foi mostrado aos presentes na palestra e como disse Saboya, “vai chamar atenção”. O projeto chamado até agora de Empresarial do Lima prevê abrigar um espaço para incubação e realização de negócios, auditório para 50 pessoas, três salas de reunião, além de um café. A área atual é de 780m², mas pode aumentar.

Já no Recife Antigo foram anunciados a compra de dois imóveis na Rua do Apolo, o Sobradinho e o antigo Convento, um degradado prédio de dois andares na esquina da via. A atual sede de gestão na mesma rua será o Porto Media, que vai abrigar empresas de economia criativa e ainda terá espaço para exibições artísticas e um observatório para estudos e prospecções. “A principal vantagem para as empresas que trabalham com criatividade ao embarcarem no Porto será a sinergia de estarem juntas”, disse Saboya.

Os investimentos para aumentar o foco de atuação do Porto e também sua expansão territorial trarão benefícios para a cadeia produtiva da produção cultural, com os novos equipamentos anunciados nesta quarta. Uma delas é um estúdio de mixagem de som e imagem certificado que possibilitará que produtos audiovisuais possam ser finalizados aqui e não mais em outras cidades, como antes.

Ainda será anunciado um edital para que novas empresas sejam embarcadas no polo, o que deve acontecer entre março e abril. Atualmente, 200 empresas fazem parte do Porto Digital, com um faturamento que ultrapassou R$ 1 bilhão. Um novo encontro foi marcado para a próxima quarta-feira, também no Espaço Muda, para tirar dúvidas. A ideia é que seja algo mais prático, voltado para empresas ou empreendedores de economia criativa que queiram embarcar no polo.

Fonte: http://blogs.ne10.uol.com.br - POSTADO POR Paulo Floro

Nenhum comentário:

Postar um comentário