segunda-feira, 13 de junho de 2011

Capitalização de recursos no segmento de compras coletivas! Estratégia para se firmar neste mercado.

O apetite dos investidores por sites de compras coletivas continua em alta. O Peixe Urbano, pioneiro nesse modelo de negócios no Brasil, anuncia hoje uma associação com os fundos de investimento americanos General Atlantic e Tiger Global.

O GA é um dos maiores fundos de investimento do mundo, com mais de US$ 750 milhões na América Latina. No Brasil, a empresa tem participação na BM&F Bovespa.

O Tiger Global, que tem participações no Facebook e LinkedIn, também tem forte atuação no Brasil: já investiu no MercadoLivre, Decolar, Netmovies, Netshoes.

O Peixe Urbano não revela valores. Segundo Júlio Vasconcellos, sócio-fundador, essa nova rodada de investimentos é maior do que a realizada no início deste ano, quando o site recebeu aportes dos fundos Benchmark e Monashees.

Os recursos deverão ser usados para acelerar o crescimento da empresa por meio de investimentos em publicidade e expansão dos negócios para a América Latina.

Na semana que vem, o site estreia uma campanha publicitária em emissoras de TV por assinatura e aberta e também no cinema.

"Também vamos investir em contratação, na área de tecnologia e também em cargos de direção e liderança", diz Vasconcellos.

Inspirado no Groupon dos EUA, o Peixe Urbano foi criado em março de 2010 e já conta com 9 milhões de usuários cadastrados.

GLOBO

Na terça-feira, o concorrente ClickOn anunciou a venda de parte da empresa para a Mosaico, empresa de investimentos em empresas de internet das Organizações Globo.

O Mosaico, anunciou na última quarta feira que comprou 40% de participação no site de compras coletivas ClickOn. O valor investido não foi divulgado. A negociação, iniciada há quatro meses, renderá à Mosaico dois lugares no conselho da ClickOn.

Fundado em junho de 2010, o ClickOn está presente em 43 cidades e conta com 7 milhões de usuários que já compraram 1,5 milhão de cupons. Segundo Marcelo Macedo, presidente do ClickOn, o investimento da Mosaico será importante para “melhorar a experiência do usuário e acelerar a inovação”.

“Existe uma tendência de mobilidade para o serviço de compras coletivas que demandará investimentos e desenvolvimentos bastante consideráveis”, afirma Marcelo.

Em fevereiro, o ClickOn anunciou que abriria operações internacionais pela América Latina, a começar por Argentina, onde o serviço opera um escritório desde janeiro. Operações no Chile, Peru, Colômbia e Uruguai também são consideradas.

ntes do ClickOn, a Mosaico já tinha comprado o comparador de preços de hotéis e passagens aéreas Mundi em novembro de 2009 e a desenvolvedora de games casuais Gazeus em junho de 2010. O fundo também está preparando um comparador de produtos, chamado Zoom, a ser lançado no segundo semestre.

Na nova estrutura societária do site, o Mosaico terá 40%, os sócios-investidores (Group Buying Global e o empreendedor Paulo Humberg) ficam com 30% e o time executivo (no qual Marcelo se enquadra), com os outros 30%.

Para Guilherme Pacheco, da Mosaico, o investimento prevê uma maior integração do site de compra coletivas tanto com empresas do portfólio do Mosaico como de outras empresas das Organizações Globo. Uma operação de compra coletiva ”precisa de audiência e muita publicidade. E audiência é uma coisa que existe nos negócios da Globo”, explica Guilherme.

Capitalização no topo da briga Segundo estimativa da consultoria de e-commerce e-bit, o setor de compras coletivas no Brasil deverá movimentar cerca de R$ 1 bilhão em 2011, sendo que os três líderes – ClickOn, Peixe Urbano e Groupon – concentrarão 80% do valor. Especialistas afirmam e alerta aos pequenos que é fundamental captar recursos para inovar e enfrentar concorrências que estão por chegar ao BRASIL - Google e Facebook, além de outros...

Com o investimento da Mosaico, os dois principais players do setor criados no Brasil se capitalizam para manter as taxas de crescimento e enfrentarem a crescente concorrência nacional e mundial.

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