quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Empreendedorismo e a inovação dos negócios!

Empreendedorismo é o motor da economia capitalista capaz de promover o desenvolvimento, através da “destruição criativa”, processo definido por Schumpeter como sendo o impulso que aciona e mantém a chama acesa do sistema capitalista, de uma forma constante, na criação de novos produtos, novos processos, novos mercados

Empreendedorismo é o motor da economia capitalista capaz de promover o desenvolvimento, através da "destruição criativa", processo definido por Schumpeter como sendo o impulso que aciona e mantém a chama acesa do sistema capitalista, de uma forma constante, na criação de novos produtos, novos processos, novos mercados. A inovação alcança o produto, a produção e a distribuição. Para Filion (1991), os indivíduos, além de inovadores, são pessoas criativas, e mantêm um alto nível de consciência do ambiente em que vivem para identificar e agarrar oportunidades de negócios lucrativos.

"O que você faz para inovar"? "De que jeito se inova"?

A inovação pode ocorrer de duas formas: a inovação incremental e a inovação radical. A primeira acontece, quando o empreendedor proporciona melhorias constantes naquilo que já existe, no seu produto, processo ou serviço. A Gillette, fabricante de aparelhos de barbear, fez a inovação incremental no momento em que fabricou Prestobarba de duas lâminas, depois lançou outro aparelho de duas lâminas móveis, e atualmente existe o aparelho de barbear de até cinco lâminas. É uma inovação incremental, pois foi realizada aos poucos, aperfeiçoando o que já existia. Quando a Gillette resolver criar um novo prestobarba, bem diferente, em vez de usar lâmina, começar a utilizar laser para barbear; um aparelho a laser. Assim, vai ocorrer a inovação radical, ou seja, você muda a lógica de seu produto ou do seu processo. Inovação também é mudar a forma de se realizar uma tarefa no trabalho ou identificar um novo mercado para a organização.

Eis os principais tipos mais comuns de inovação:


De produto: mudanças em bens e serviços que uma empresa oferece. Exemplo; o Ipod da Apple, comparado com outros tocadores portáteis de música, que inovou tanto na tecnologia utilizada , como também no design do produto;

De processo : mudanças na forma em que os produtos são criados e entregues. A venda de livros pela Internet é uma inovação de processo, com o pioneirismo nos anos 90 da Amazon;

De posicionamento: mudanças no contexto em que produtos ou serviços são introduzidos. Exemplo: o posicionamento das sandálias havaianas, que foi completamente mudado, saindo de um posicionamento inicial de produto popular, de baixo valor, para se posicionar como um produto mais ligado ao mundo da moda, com um preço mais elevado e maior valor agregado;

Organizacional:
a própria mudança em estrutura e procedimentos organizacionais, com a implantação de novas técnicas de gerenciamento. Como exemplo, podemos citar a implementação de sistemas de gerenciamento da cadeia de fornecimento ou de um SAC;

No modelo de negócios: a mudança no modelo de negócio adotado pela empresa para comercializar seu produto ou serviço; a criação de um modelo de negócios que elimina todos os intermediários entre o fabricante e os consumidores, como foi o caso da Dell Computadores que começou em 1984, a vender computadores, diretamente aos consumidores.

A inovação do Circo.

Na estratégia do oceano azul, da inovação de valor, os autores, W.Chan kim e Renée Mauborgne, procuram mostrar como uma empresa pode navegar no oceano azul, criando novos mercados e sendo possível tornar a concorrência irrelevante. As oportunidades no oceano azul estão aí para quem chegar primeiro. E aquele que se posicionar em primeiro lugar, ganha o jogo da competição.

O Cirque Du Soleil é uma referência citada no livro: A Estratégia do Oceano Azul, que fala de uma nova forma de entretenimento e de fazer um novo circo, bem diferente do circo tradicional. A empresa se afastou da lógica convencional dos circos e incorporou novos atributos, com várias produções, músicas e danças artísticas. No caso do Cirque Du Soleil, eliminaram-se os espetáculos com animais, os vários picadeiros e os astros famosos. O mais interessante é que o desconforto do público circense em relação à exploração de animais se tornara cada vez maior. Os animais também são dispendiosos para os circos.

O Cirque de Soleil foi criado em 1985, no Canadá, com uma estratégia de diferenciação, na medida em que procurou a inovação, em uma linha temática, por trás de cada show; o grupo de criadores passa semanas apenas desenvolvendo o tema, escolhendo um nome, e detalhando como esse tema estará refletido em cada componente do espetáculo. A parte mais importante do tema é a música original, que forma o ponto de partida para a escolha da iluminação, distribuição das performances e o aspecto visual. O Cirque de Soleil representa uma verdadeira mistura de manifestações artísticas. Há malabaristas, palhaços, trapezistas, mas todos os elementos se relacionam com o tema da apresentação, e não há animais, o que em épocas passadas, até os anos 80, era algo impensável para um circo.

Aplicando a matriz da inovação de valor - Eliminar. Reduzir. Elevar. Criar.


O Cirque Du Soleil navegou nas águas do oceano azul. A matriz da inovação de valor ajuda sua empresa para criar a inovação, respondendo as quatro perguntas-chave que questiona a lógica estratégica da competição e o modelo de negócios do setor.

Eliminar: consiste em saber: Quais atributos considerados indispensáveis pelo setor em que sua empresa atua devem ser eliminados? No Cirque Du Soleil, foram eliminados os espetáculos com animais, descontos para grupos, espetáculos com vários picadeiros e os astros circenses.

Reduzir: consiste em saber: Que atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais? No Cirque Du Soleil, foram reduzidos a vibração e perigo, além da diversão e humor.

Elevar: questiona: Quais atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais? Em vez de três picadeiros do circo tradicional, o Cirque Du Soleil criou o picadeiro único, o que reduziu custos e ainda incomodou menos os espectadores.

Criar: procura saber: Quais atributos, nunca oferecidos pelo setor onde sua empresa vai atuar, devem ser criados?

O Cirque Du Soleil criou temas novos, ambiente refinado, várias produções, além das músicas e danças artísticas. Veja que, nesta mudança de percepção, a empresa vai modificar os seus custos e deixar de imitar o concorrente, procurando corrigir as limitações que o setor impõe aos clientes e, ao mesmo tempo, que ajuda a descobrir produtos e serviços inovadores para os consumidores, criando novas demandas, e até mudando a estratégia de preços. O empreendedor, quando cria a estratégia do oceano azul, não segue o mercado; cria um novo mercado.

O grande sucesso da companhia, tanto artístico como financeiro, vem despertando o interesse de faculdades de administração de primeira linha, como a Harvard Business School e a Insead.

A magia do Cirque Du Soleil é o resultado da combinação da arte do espetáculo com o pragmatismo empresarial. "Somos , acima de tudo criadores de conteúdo", afirma Michael Bolingbroke, diretor geral de espetáculos. Esse conteúdo é comercializado em 11 espetáculos, alguns intinerantes e outros com sede permanente, assistidos por mais de 7 milhões de pessoas anualmente.

Fonte:http://www.administradores.com.br

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