sábado, 26 de novembro de 2011

Empresas brasileiras fazem mais inovação incremental do que radical!

As empresas brasileiras conseguem em média 17% de retorno com o investimento em inovação. A conclusão é do estudo As Práticas da Inovação Aberta, conduzido pela Fundação Dom Cabral com 72 companhias durante setembro de 2011. Os resultados foram apresentados na abertura do Open Innovation Seminar, que ocorre de quarta-feira (23/11) à sexta-feira (25/11) em São Paulo, no hotel Grand Hyat.

“Outro dado significativo é que 50% das empresas pesquisadas conseguiram cerca de 10% de retorno com a inovação, o que mostra o sucesso de uma estratégia desse tipo”, aponta o professor do Núcleo de Inovação da Fundação Dom Cabral, Anderson Rossi. De acordo com o especialista, há muito para avançar. “As empresas usam pouco a inovação aberta por enquanto no Brasil”, diz.

Segundo o estudo, 81% das pesquisadas fazem inovação incremental. São melhorias pontuais em processos, tecnologias e produtos que ajudam mais a não ficarem para trás no mercado do que a sobressair-se diante da concorrência. Somente 19% procuram uma inovação radical.

A pesquisa da Fundação Dom Cabral ainda aponta que as empresas gastam em média 4,6% do faturamento com inovação. A percentagem mais comum é 1%.

Fonte: http://itweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário