sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

É possível inovar sem gastar dinheiro?

1 - Sou gerente em uma companhia com sede na Europa. Com a crise por lá, a ordem por aqui é cortar custos e ampliar a margem de lucro. Com isso, os investimentos em inovação também serão reduzidos. Como obter o máximo com o mínimo investimento em inovação?
Anônimo


Recentemente estive na França para dar uma palestra e assisti ao vice-presidente da empresa fazer um apelo a seus funcionários por inovação e empreendedorismo para enfrentar a crise. Pelas perguntas que se seguiram, notei que o pessoal não havia entendido sua mensagem. Um deles perguntou, por exemplo, quanto a empresa estaria disposta a investir em dinheiro para se tornar mais inovadora. Na sequência, quando iniciei minha palestra, decidi reforçar a mensagem do vice-presidente ao deixar claro que inovar depende muito mais de atitude do que apenas de recursos financeiros. Inovar com sucesso não é necessariamente sair por aí com um sem-número de produtos inéditos.

Inovar é questionar sempre, tanto produtos como processos de uma empresa. É preciso repensá-los sempre de acordo com as necessidades de seus clientes internos ou externos. Você deverá descobrir que muitos produtos têm características que os clientes nem sentem falta e podem ser eliminadas - e, nesse caso, será possível produzi-los com custos menores. É claro que esse esforço eventualmente resulta no lançamento de um novo produto. Antes disso, a análise quase sempre aponta excessos muitas vezes facilmente extintos.

Já trabalhei muitas vezes com a revisão de processos em áreas administrativas e industriais e não é raro encontrar certos tipos de informação necessários no passado, mas que deixaram de ser úteis há muito tempo. Certa ocasião, numa ex-estatal, encontramos alguns relatórios exigidos pelo governo que não eram mais necessários há vários anos. Sem a obrigação de produzi-los, a empresa ganhou tempo e dinheiro.

Isso já é inovação. Após essa etapa, você poderá se voltar para o processo e adaptá-lo ao novo projeto do produto, incluindo novas matérias-primas ou novo designo. Deveríamos fazer isso sempre criando um clima de renovação constante. O mundo muda em torno de nós e temos de nos adaptar. O empreendedorismo é a atitude de iniciar ações, novos projetos, assumir riscos. É uma postura que se pode ter dentro da empresa ou mesmo na vida pessoal.

Repare que nas famílias sempre existem as pessoas que organizam passeios, viagens, e outras que só aproveitam ou criticam. É uma atitude. Não devemos ter medo do desconhecido, de tomar iniciativas, de ser criticado. A sociedade gira em torno de empreendimentos iniciados por quem não tem medo da vida. O mesmo vale para o sucesso das empresas.

2 - Trabalho em uma indústria que se impôs a meta de ampliar a participação de novos produtos nas vendas. Uma das medidas foi incentivar todo o pessoal a dar ideias de inovação. Como fazer algo bem-sucedido neste sentido?
Erika Rodrigues, de Porto Alegre


Você tem aí dois desafios: desenvolver novos produtos e ganhar a participação voluntária das pessoas. Muita gente fala hoje sobre maneiras mirabolantes de inovar, mas muitas vezes esquece que já existem técnicas poderosas e tradicionais para conjugar as necessidades do consumidor com os produtos e os processos da organização.

O primeiro passo é ter certeza de que todos sabem em qual direção a companhia quer inovar. Se for para aumentar as vendas e criar novos produtos (seja mercadorias, seja serviços), não custa lembrar que eles devem ser feitos para satisfazer as necessidades dos clientes. O termômetro mais preciso dessas necessidades está - ou, pelo menos, deveria estar - entre os profissionais que trabalham nas áreas de marketing e vendas (e - quando é o caso - assistência técnica). Afinal, eles estão mais perto dos clientes e dos concorrentes.

A inovação nos produtos também poderá surgir da área de design, ou de engenharia de produto, pela análise de valor e introdução de novos materiais e novas tecnologias. Depois que o novo produto é definido, é preciso estabelecer um processo para sua produção e venda. Para construir essa etapa, podem surgir contribuições do pessoal operacional.

Quanto ao desafio de ganhar a participação voluntária dos funcionários, não acredito que possa haver sugestões espontâneas nesse caso. Pela minha experiência, programas de sugestões com premiação de ideias não funcionam muito nesse caso, porque, em geral, se perde o foco naquilo que se deseja inovar. A menos que se especifiquem detalhadamente os pontos do produto ou do processo em que novas ideias são necessárias.

Acredito em sessões de brainstorming, sobre pontos específicos do processo. Existem muitas maneiras de fazer uma sessão assim - uma delas é colocar o problema, pedir a cada participante que escreva sua ideia num papel e depois, com a ajuda de um orientador, iniciar um debate de forma estruturada. Gosto do uso do diagrama de árvore - que mostra a estrutura do tema em discussão e evita que o debate não chegue a lugar algum.

Finalmente, a contribuição espontânea e dedicada de todas as pessoas acontece quando todos os funcionários, do operador ao presidente, sentem-se parte do time, fazem o que gostam e são reconhecidos por seu trabalho. A gestão de gente nas empresas brasileiras, pelo que tenho visto, ainda deve caminhar muito nesse sentidos.


Fonte: http://www.indg.com.br - Por: Prof. Vicente Falconi

Nenhum comentário:

Postar um comentário