sexta-feira, 22 de junho de 2012

Gartner alerta para as implicações organizacionais devido ao aumento dos dispositivos móveis

Analistas discutirão o tema na próxima Conferência Arquitetura de Aplicações, Desenvolvimento e Integração, entre os dias 14 e 15 de agosto, em São Paulo

De acordo com o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, CIOs e líderes de TI devem estar atentos a três implicações chave da era “pós-PC”, pois cada vez mais os consumidores estão acessando aplicações e conteúdos via dispositivos móveis.

“O lançamento do iPhone, há cinco anos, marcou uma mudança em direção a um futuro dominado pelos dispositivos móveis”, afirma David Michell Smith, vice-presidente de pesquisas e membro do Gartner. “Com celulares e tablets como plataformas de entrega de aplicações e informações, não mais apenas simples ferramentas de comunicação. A era de executar programas somente em PCs desktops e notebooks está sendo substituída rapidamente por um novo ecossistema com mobilidade, equipamentos eletrônicos, computação corporativa, clientes fixos e também clientes móveis”, diz ele.

O Gartner identificou as implicações dessa mudança e alerta os líderes de TI e os profissionais de desenvolvimento de aplicações para estarem preparados para uma nova era de trabalho, onde os dispositivos móveis irão reinar. Para isso, analistas internacionais estarão no Brasil para discutir o tema na Conferência Gartner Arquitetura de Aplicações, Desenvolvimento e Integração, que acontece nos dias 14 e 15 de agosto, em São Paulo. As três implicações, segundo o Gartner são:

1 - As empresas de TI devem evoluir rapidamente suas aplicações e as interfaces para responder ao grande crescimento da demanda por novos canais B2B, B2E e B2C. “Esta mudança para computação em dispositivos móveis e as tendências atuais de consumo e BYOD (traga seu próprio dispositivo, em português) faz com que os líderes de TI e as equipes de desenvolvimento tenham que assumir uma abordagem multicanal para aplicações nos canais B2B, B2E e B2C. Infelizmente, ainda grande parte dos departamentos de TI e dos usuários finais ainda supõe que somente as aplicações em desktops são necessárias, mas isso vai mudar”, diz Smith. O Gartner recomenda: • Fazer uma avaliação mobile-only, mobile-first ou legada durante o desenvolvimento da aplicação; • Identificar a demanda específica de aplicações móveis de B2E, B2C e B2B para os próximos 18 meses; • Implantar um framework estruturado e ferramentas para futuras aplicações “context-aware”.

2 - Os desenvolvedores precisam se readaptar, pois as aplicações focadas em dispositivos móveis vão substituir o desenvolvimento para desktops. “O grande interesse e uso de dispositivos móveis no mercado corporativo e de consumo significam que as interfaces móveis estão definindo as expectativas de usabilidade, aparência e comportamento das futuras aplicações e sistemas”, diz o Gartner. “A vanguarda dessa mudança é a interface de toque e gestos, fundamental para os dispositivos móveis. Mas, além disso, os canais de áudio e vídeo estão sendo usados para expandir essa nova interface dos usuários. Os comandos de voz lideram buscas e ações das aplicações, enquanto que o emergente canal de vídeo está levando ao reconhecimento facial e gestos”, diz o analista Smith. O Gartner recomenda: • Acompanhar os avanços nas novas técnicas de interface de usuário (como toque, áudio, vídeo, gestos, busca, social e contexto) e criar um roadmap para o potencial de curto, médio e longo prazos; • Separar os grupos de interações em fatores onde as aplicações integrem a experiência em múltiplos dispositivos em arquiteturas de aplicação; • Construir aplicações com capacidades e interações simples e focadas, mas criar, também os links entre as aplicações para uma operação melhor coordenada.

3 - As organizações precisam realocar recursos, pois os projetos voltados para smartphones e tablets vão superar os projetos para PCs na razão de quatro para um até 2015. “Ao desenvolver interfaces para múltiplos tamanhos de tela e sistemas operacionais, são necessárias novas ferramentas para fazer as aplicações funcionarem corretamente em diferentes aparelhos. Não há uma maneira automática de fazer isso – são necessárias habilidades de engenharia para projetar os outputs certos”, diz Smith. O Gartner recomenda: • Fazer investimentos táticos em ferramentas de desenvolvimento de aplicações móveis; • Aprimorar testes (automatizados) e planos de suporte; • Usar o HTML5 como o menor denominador comum de modelo de interface do usuário entre dispositivos e fornecedores, embora não se deva esperar que o HTML resolva todas as necessidades.

O foco da Conferência Gartner Arquitetura de Aplicações, Desenvolvimento e Integração será na rápida evolução das tendências que têm implicações profundas para os executivos e líderes de aplicações. O crescimento da computação em nuvem, a explosão das aplicações móveis e o crescimento da arquitetura orientada a serviços estão entre as tendências que fazem com que os líderes de desenvolvimento de aplicações reexaminem suas estratégias. Os analistas do Gartner vão explorar essas tendências, identificar as oportunidades e os riscos enfrentados pelas organizações, além de sugerir planos práticos para os próximos cinco anos. A conferência acontecerá em São Paulo, nos dias 14 e 15 de agosto. Para mais informações, ligue para (11) 3074-9724 ou (11) 3073-0625, ou acesse o website do evento: http://www.gartner.com/br/aadi. Para inscrições, entre em contato com a CMF Eventos pelos telefones (11) 3074-9724 ou (11) 3073-0625.

Conferência Gartner Arquitetura de Aplicações, Desenvolvimento e Integração Data: 14 e 15 de agosto – Terça e quarta-feira, das 9h às 18h Local: Sheraton WTC Hotel – Avenida das Nações Unidas, 12.551 – (SP)

Sobre a Conferência Gartner Arquitetura de Aplicações, Desenvolvimento e Integração

O foco da Conferência Gartner Arquitetura de Aplicações, Desenvolvimento e Integração será na rápida evolução das tendências que têm implicações profundas para os executivos e líderes de aplicações. O crescimento da computação em nuvem, a explosão das aplicações móveis e o crescimento da arquitetura orientada a serviços estão entre as tendências que fazem com que os líderes de desenvolvimento de aplicações reexaminem suas estratégias. Os analistas do Gartner vão explorar essas tendências, identificar as oportunidades e os riscos enfrentados pelas organizações, além de sugerir planos práticos para os próximos cinco anos. Para obter mais informações sobre a Conferência Gartner Arquitetura de Aplicações, Desenvolvimento e Integração, acompanhe o Twitter do Gartner: http://twitter.com/GartnersummitBR, pela hashtag #GartnerAADI.

Sobre o Gartner

O Gartner é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. O instituto fornece as análises de TI necessárias para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para 60 mil clientes em 12 mil companhias diferentes. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford, Connecticut, e possui 5.000 associados, sendo 1.280 analistas de pesquisa e consultores em 85 países. No Brasil, o Gartner está presente com três unidades: Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI; Executives Programs, grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com mais de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com conferências e simpósio anuais. Para obter mais informações, visite www.gartner.com.

Fonte:http://www.segs.com.br - Por JOYCE CAMARGO - NOTÍCIAS - INFO & TI

Nenhum comentário:

Postar um comentário