segunda-feira, 18 de junho de 2012

MCTI anuncia lançamento de edital do programa de subvenção.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, anunciou no encerramento da XII Conferência Anpei, nesta quarta-feira (13/06) em Joinville, que um novo edital do programa de subvenção econômica será lançado no segundo semestre deste ano. Ele também revelou que o Programa Nacional de Software, que visa apoiar as empresas do setor, deve ser lançado em agosto.

“Nosso propósito é que essa chamada da subvenção tenha valores superiores aos editais lançados anteriormente, ou seja, será superior a R$ 450 milhões”, contou. O ministro transmitiu sua mensagem por telefone aos presentes à XII Conferência Anpei, enquanto participava da Conferência Rio +20, no Rio de Janeiro.

No caso do Programa Nacional de Software, ele disse que o ministério fará algo inédito em termos de política pública: vai estimular as aceleradoras de startups no setor. O programa seria um piloto que deve ser estendido para outros setores da economia inovadora. Até agora, a atuação do MCTI em relação ao segmento se dá por meio do apoio às incubadoras de empresas de software. “Nosso objetivo é fazer com que tenhamos mais startups e que elas evoluam com maior rapidez”, completou.

Em sua participação na XII Conferência, Raupp parabenizou a Anpei pela realização da XII Conferência. “Cada Conferência Anpei que acontece no Brasil dá um passo à frente no sentido da consolidação da inovação como estratégia número um para o nosso desenvolvimento sustentado”, afirmou, dizendo ainda que percebe um amadurecimento coletivo no País em relação ao tema da inovação.

O ministro e destacou, ainda, pontos em comum na agenda da Anpei e do MCTI. “Considero esse um dado de extrema relevância, pois mostra que estamos todos remando na mesma direção e com os mesmos objetivos”, completou. Como exemplos, ele citou a mobilização pelo direcionamento de parte dos recursos obtidos na exploração do petróleo no pré-sal para ciência, tecnologia, inovação e educação, nas discussões sobre o aprimoramento do marco legal sobre acesso à biodiversidade, a formulação do novo Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e o apoio às micro e pequenas empresas inovadoras.

Raupp terminou sua mensagem dizendo que o MCTI vai apoiar a Associação na publicação impressa do “Guia de Boas Práticas para Interação ICT Empresa”, lançado pela Anpei durante a XII Conferência e elaborado pelos participantes do Comitê Temático de Promoção da Interação ICT-Empresa da Anpei. Fonte: http://www.anpei.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário